8 de setembro de 2015

Sim, minha filha curte Star Wars. E daí?




Não há muitas crianças no nosso círculo que tenham o mesmo gosto e há um tempo que temos explicado pra ela que gosto independe de ser menino ou menina porque os questionamentos de amigos estão sendo cada vez mais frequentes.

Ela não é a primeira criança e, infelizmente, não será a última a sofrer com esse tipo de coisa. Tento fazer com que ela leve isso da melhor maneira possível.

Vocês lembram do menino, Michael Morones, que tentou se matar porque sofria bullying na escola por gostar de My Little Pony? Leia aqui.

Por isso é importante que a gente não alimente essas ideias nas crianças. Já ouvi minha pequena dizer muita bobagem ao voltar da escola, por exemplo:

"Meu amigo perguntou porque você tem cabelo de menino" (porque uso o cabelo curto)

Eu ou o pai aproveitamos  essas horas para conversar com ela e assim vamos ensinando sobre gostos diferentes, respeito, tolerância...

Agora o que fazer quando tem pais que pensam dessa maneira? (não vou citar o blog onde encontrei essa palhaçada porque não quero dar ibope pra esse tipo de coisa) Vejam só o que escreveu a criatura!

"Confesso que fiquei confuso, pois sabemos que a cor rosa se refere às meninas e a cor azul aos meninos. Passei então a prestar atenção ao poney azul e fiquei surpreso. O poney é a Rainbow Dash que é menina no nome, azul na cor e com voz de menino... que confusão... é menina ou menino? O pônei tem como destaque um movimento voador chamado "Arco Íris Supersônico" que só “ela ou ele” sabe fazer. Coincidência ou não as cores do Arco Íris é utilizado como bandeira do GLS.
Acredito que nesse desenho existe uma mensagem subliminar para influenciar as crianças, que são o público alvo, ao homossexualismo. Papai e mamãe peço-te que esteja atento aos desenhos que são colocados na televisão, pois o inimigo é sútil e vai entrar em teu lar de forma bem discreta."*


Minha confissão:

Sou uma mãe bem diferente com a minha mais nova do que fui com a primeira filha. Já disse pra ela que determinada coisa não era de menina. Provavelmente um brinquedo, a maneira de sentar...
Na realidade eu dava mais importância a opinião dos outros. Tinha medo do que iam falar pra ela se a vissem brincando com o brinquedo X e na hora o argumento mais fácil era: isso é coisa de menino.

A gente pode perceber que estava agindo de forma errada e mudar. Não precisamos ter vergonha disso!

Prefira ser uma metamorfose ambulante do que ter essa velha opinião formada sobre tudo ;)





*Encontrei esse post enquanto pesquisava o link sobre o caso do menino que tentou se matar

Links que podem te interessar:

Fan Page dedicada a Michael Morones

2 comentários:

  1. Te contar que é difícil mesmo, viu?! Puxa vida... o pior é que realmente tem pais que ainda acham que "coisa de menino e coisa de menina" existe por aí. Mas fiquei chocada MESMO foi com isso q vc encontrou sobre My Little Poney! Como as pessoas procuram maldade em qquer coisa... como elas fuçam tudo até encontrar algo q possa justificar sua loucura! Que tipo de seres humanos serão os filhos dessa pessoa? É chocante...
    Enqto isso, pessoas inteligentes vão ensinando aos seus filhos que Star Wars é coisa para menino E para menina. Que brincar de casinha é coisa de menina E de menino. Carrinho, futebol, boneca, panelinha, azul, rosa, verde, roxo, vermelho, arco-iris... tudo, tudo é coisa de menino ou menina! Não importa! São poucas as coisas que diferenciam menino de menina. E essas coisas são fisiológicas! Ponto.

    ResponderExcluir
  2. Fogo. Sou menina e sempre gostei de Star Wars, Wolverine e da Electra Assassina. ;) E é assim que se formam as boas Helenas!! Chato, aqui em casa dei boneca ao primogênito qdo o irmão chegou, para curtir junto comigo... Vemos filmes de princesas e tal. Mas a uma semana ele chegou choramingando que os colegas tiram dele pq calçou um salto alto na aula de fantasia. Pois baixei todos os meus saltos seguros e coloquei na frente dele, "ande em qtos quiser, meu filho, pq eles é que são ridículos!" Mas mesmo com tudo isso, ele já não quer ver filmes "de menina", nem cantar as vozes de menina em canções, nem usar rosa... Infelizmente, o mundo anda cheio de meninos e meninas bobos disfarçados de adultos! :*

    ResponderExcluir