13 de maio de 2014

Pomar em vaso





Quem mora em apartamento também pode ter um pomar em vaso.
Existem algumas frutíferas que se adaptam bem em vaso e vão produzir frutos, como a pitanga, jabuticaba, romã, acerola, cítricos e existem árvores anãs como manga, carambola e outras.
As dicas que passo é que precisa ser local externo, pois árvore necessita de sol pleno ou pelo menos 4 horas de sol por dia.
Na escolha do vaso o importante é que seja grande e largo, em qualquer formato. Para as frutíferas sugiro vasos entre 40 e 50 litros. Existem vasos de plástico, cerâmica, cimento e polietileno, só precisa saber se o peso não acarretará problemas na estrutura da varanda do apartamento, como por exemplo comprar um vaso de cimento que já é pesado e lembra que ainda vão sacos de terra, a planta e quando regar fica mais pesado.
As árvores precisam de boa drenagem para que as raízes não apodreçam, então após a escolha do vaso é necessário colocar uma boa camada de argila expandida no fundo do vaso para que a água possa escorrer sem deixar o solo encharcado.
Após a compra do vaso, da frutífera, da terra, do adubo e a argila, compre também a manta geotêxtil. Todos estes itens são vendidos em lojas especializadas.

A montagem fica assim, colocar o vaso no local escolhido, verificar se está furado (para escoar a água), no fundo do vaso um pedaço de manta geotêxtil que servirá de filtro impedindo que a terra escape, acima a argila expandida e em seguida colocar terra até a metade. Retirar cuidadosamente a frutífera do invólucro que veio e centralizar e completar com a terra, comprimindo bem para deixar a árvore fixa. Para que a terra mantenha a umidade pode colocar pedrisco na superfície que dará um melhor acabamento.
As regas nos três primeiros meses precisam ser diárias exceto em dias de chuva, mas cuidado para não encharcar. Após este período regar pelo menos 3 vezes na semana.
A jabuticabeira precisa de muita rega nos meses mais quentes.
Após o primeiro ano de plantio as podas podem ser feitas no inverno, retirando galhos secos.
A adubação precisa ser mensal e indica o uso de adubo orgânico como farinha de ossos, torta de mamona, húmus de minhoca, esterco de galinha. A quantidade é determinada na embalagem pelo fabricante.


Outro item importante é verificar se a frutífera não está sendo atacada por insetos ou doenças. Se acontecer verifique se não é excesso de água ou falta de nutrientes, caso não seja, aí precisa chamar um profissional que indicará a melhor solução.





2 comentários:

  1. eu não moro em apartamento
    mas amei a ideia, muito lindo
    e organizado, ficou massa.
    Nanda
    beijokas
    Lindo Dia
    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  2. Estou adorando essas dicas sobre jardinagem e afins!

    ResponderExcluir