13 de março de 2014

Passo a passo para sua horta em vaso

Olá, hoje vamos falar da importância de uma alimentação saudável e orgânica, sem falar da terapia que é plantar e mexer na terra, é muito gostoso e o resultado é poder fazer um molho com temperos colhidos da horta, um chá orgânico ou até uma salada, e poder ensinar isto para nossos filhos não tem preço.

Para começar nossa horta em vaso, vamos precisar de:

  • Vasos ( pode ser de barro, de plástico, de cerâmica, de cimento, garrafa pet, lata de conserva)
  • Manta de bidim (vendida em loja de plantas)
  • Terra adubada (vendida em loja de planta)
  • Argila expandida (vendida em loja de planta)
  • Tesoura e regador.




 O vaso precisa ter furos para poder escoar a água.





 A manta de bidim é como um filtro, que não vai deixar a terra escapar pelos furos e a argila é para drenar a água e também aerar o solo.






Eu costumo usar 2 pedaços de manta, para garantir que a terra não saia pelos furos.





Vasos com menos de 20 cm podem ser utilizados para salsinha, cebolinha, coentro.
Vasos com 20 cm ou mais ideal para manjericão, alecrim, erva cidreira, lavanda, pimentão, tomate, etc.







 É uma garantia que não vai perder a terra do vaso.






 A quantidade de terra vai depender do tamanho da planta que vai colocar nos vaso.







Após colocar a planta no vaso, faça um pouco de pressão para que a planta fique firme e acrescente terra até o final do vaso.






 Quando todas as ervas forem plantadas, faça a rega diariamente, durante 1 mês e nos dias mais secos pode ser 2 vezes, mas em pouca quantidade.









Informações, dicas e curiosidades: 

Salsinha (Petroselinumcrispum) Usada em saladas, molhos e sopas. São ricas em vitaminas A, B1, B2, C se consumida cruas, quando cozidas perde parte dos componentes vitamínicos. Originária da Europa, de ciclo bienal seu crescimento é em média de 50 cm. Existe a salsinha crespa. A colheita pode ser feita após 60 dias do plantio, com uma tesoura esterilizada fazer uma poda drástica para estimular a rebrota. A próxima colheita será em média após 40 dias.
Manjericão (Ocimumbasilicum) Muito usado em saladas, massas, molhos, omeletes e sanduiches. Originário da Índia, seu crescimento chega em média a 1,20 m. Existe o manjericão anão e o roxo, é fonte de cálcio, vitamina A e C, potássio e manganês. A colheita pode ser feita 3 meses após o plantio, pode-se tirar folhas manualmente ou com o auxílio de uma tesoura esterilizada cortar os galhos, não aceita poda drástica. Esperar em média 2 meses para fazer nova colheita. Pode congelar as folhas que sobrarem.
Hortelã (menthaspp) É usada em preparo de chás, assados e na cozinha árabe. Nativa do Oriente Médio, planta rasteira que pode alcançar 60 cm de altura é fonte de vitamina A, B e C. Após 4 meses de plantio já pode fazer a colheita das folhas. É cultivada a meia sombra.
Coentro (coriandrumsativum) Mais usado em culinária nordestina. Originário do sul da Europa pode chegar até 60 cm de altura, é fonte de magnésio, cálcio, fósforo, ferro, fibras e ácido ascórbico. Tem um aroma singular que combina muito com pratos de frutos do mar na forma de marinadas e caldos de peixe. Faz parte do famoso molho curry. Sua colheita pode ser feita após 50 dias do plantio com auxílio de tesoura esterilizada, corte as folhas mais velhas.
Alecrim (Rosmariniofficinalis) Usado em carne de porco, cabrito, carneiro, peixe, aves salsichas, linguiças e batatas assadas. É usado também para aromatizar vinagres e óleos. Originária da costa do Mar Mediterrâneo seu crescimento pode chegar até 1,50 m. A colheita é feita após 6 meses do plantio que pode ser manualmente ou com o auxílio de uma tesoura esterilizada pode cortar os galhos, não aceita pode drástica. Solo arenoso. Pode ser plantada em local de meia sombra ou sol pleno.
Capim limão (cymbopogoncitratus) Usada em saladas de pratos típicos vietnamitas e tailandeses, assim como em sopas, aves, peixe e doces. Nativa da região tropical da Asia. Cresce em touceiras até 80 cm em média e as folhas mais consumidas são as mais tenras. A poda pode ser drástica com 3 ou 4 cortes ao ano, sempre com tesoura esterilizada. Se sobrar pode cortar em pedacinhos e congelar. É usada como chá calmante.
Cebolinha (alliumschoenoprasum) Usado crua em saladas, em pasta de queijo fresco também em ovos e molho tártaro. Originária da Europa. Crescimento de 30 cm em média. Aprecia solo rico em matéria orgânica em local com boa iluminação ou meia sombra. A poda pode ser drástica cortando com tesoura esterilizada da parte branca para cima. Se quiser pode cortar em pedacinhos e congelar.
Lavanda (lavandulaspp) Em outros países é usada para temperar carnes e legumes, mundialmente usa-se como chá. Originária da região do Mediterrâneo, seu crescimento é de 60 cm e precisa ser replantada anualmente para um vaso maior. Pode colher suas folhas após 3 meses de plantio. Cultivada em local de meia sobra ou sol pleno e solo arenoso. 


Hortaliças
Alface (Lactuca Sativa) e quais os truques para cultivá-los em vasos, pois mesmo em apartamentos é possível tê-las sempre ao nosso alcance. E o melhor: sempre fresquinhas e livres de agrotóxicos! É fácil, relaxante, custa pouco e ainda vai incrementar a sua saúde com alimentos orgânicos.
Pimentão (Capsicumannuum L.) É um fruto do tipo baga, de formato cônico, semi-cônico, encontrado em variadas cores, como o amarelo, verde, vermelho, laranja e roxo, de uma espécie de planta arbustiva Esta planta, originária do continente americano, especificamente da América Central e do norte da América do Sul, possui folhas de coloração verde-escura de formato oval-lanceolado, flores pequenas em tons de branco e pode atingir uma altura de até 1,50m. Para ser plantada em vaso, a profundidade precisa ser de no mínimo 50 cm, e precisa ser tutorado por uma haste.
Beterraba é uma raiz tuberosa rica em açúcar, proteínas, vitamina A, B1, B2, B5, C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês. Além de se sobressair por ser o vegetal mais doce, destaca-se pela sua riqueza em ferro. Sua poderosa vitamina C é potencializada por sua ação antioxidante (alguns pesquisadores dizem que a vitamina C da beterraba só é metabolizada pelo organismo quando consumimos o vegetal cru).Para ser plantada em vaso, a profundidade precisa ser de no mínimo 50 cm.
Tomate(Solanumlycopersicum)De sua família faz também parte a berinjela, a pimenta e o pimentão. Originário das Américas Central e do Sul, era amplamente cultivado e consumido pelos povos pré-colombianos, sendo atualmente cultivado e consumido em todo o mundo.O consumo do tomate é recomendado pelos nutricionistas por ser um alimento rico em licopeno , vitaminas do complexo A e complexo B e minerais importantes, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes. Pode ser plantado em vasos com profundidade mínima de 30 cm, mas precisa ser tutorado um uma haste.




3 comentários:

  1. Sou louca pra conseguir fazer uma horta em casa. Já tentei uma vez, não durou muito tempo, mas não vou desistir, quero tentar outra vez, guardei os vasos e vou buscar mudas de temperos para dar continuidade.
    Adorei as dicas!
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Sandra! Quando começar tira fotos manda pra gente ;) Beijos!

      Excluir
  2. Maravilhosas ideias!! Gostei das tuas dicas!! Muitos beijinhos e fica com deus!! http://sandrasofiaafonso1.blogspot.pt

    ResponderExcluir