11 de março de 2013

Chove chuva! Cuidados para essa época.

A época das chuvas chegou e com ela as doenças respiratórias também :/
Pra mim que tenho renite tudo é um tormento! A mudança de clima já me afeta, o nariz coça horrores, começam os espirros e por aí vai...
Aqui tenho uma mocinha que não pode ver uma poça de água que quer colocar o pé dentro. Por causa disso nessa época do ano já começo a investir em sapatos fechados pra ela, mas tem um que eu comprei ano passado e amei: galocha. Gente, tem coisa mais fofa?!




Essa galocha da imagem é da Sete Léguas que conheci através de um post no blog +Roteiro Baby. Para ler o post clique aqui. Além das galochas investir em uma capa de chuva também é muito bom.

Fora isso, é muito importante ter alguns cuidados para evitar doenças causadas por germes e fungos (bichinhos que podem sobreviver e se propagar por mais tempo nessa época do ano)  e nos manter saudáveis para curtir o outono e inverno com nosso filhos.

Vejam o que diz o Dr. Artur Timerman que é membro da Sociedade Brasileira de Infectologia:

 “Incentive seu filho a lavar bem as mãos, os pés e tomar banho, usando sabonete antibacteriano, depois que retornar de brincar na chuva, para remover a lama, a sujeira e os germes que podem causar as enfermidades”

O infectologista enumera também outros cuidados especiais na época das chuvas:


  • Use sapatos fechados durante os dias de chuva, para evitar as infecções fúngicas em áreas como os pés;
  • Verifique se há fontes de água contaminada perto de sua casa, isto inclui tanques de água subterrâneos;
  • Não se esqueça de tratar ou ferver a água potável para consumi-la;
  • Lave com água tratada os alimentos que trouxe de fora;
  • Esteja atento para possíveis focos de água parada ao redor da casa, eliminando-os;
  • Mantenha a caixa d’água tampada, pois também é considerada terreno fértil para a reprodução de germes.
Lavar as mãos tem que ser um hábito em qualquer estação do ano e devemos fazer com que nossos filhos aprendam isso e incorporem a sua rotina.

Mais uma dica do Dr: 

"Para não se tornar vítima dos germes, o Dr. Artur Timerman reforça que devemos lavar as mãos nestes momentos em que estamos mais propensos a contrair doenças transmitidas por bactérias. São eles: antes do café da manhã, do almoço e do jantar, logo após usar o banheiro e ao chegar em casa."


A Lifebuoy é uma marca de sabonetes antibacterianos que trabalha na conscientização da população sobre hábitos frequentes de higiene pessoal com diversas campanhas, uma delas é o Dia Mundial de Lavar as Mãos, comemorado dia 15 de outubro. 

Se seu filho dá trabalho para lavar as mãos uma dica é tornar essa hora mais divertida com umas musiquinhas. Quem sabe dá certo?!  Aqui 2 sugestões:




2 comentários:

  1. OI Mônika, ótimo post com superdicas. Adore a galocha!
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas, Monika! Linda a galocha? Sabe que tenho um pequeno aqui q tb adora galocha, as vezes tá super calor e ele quer ir com as tais botas do ben 10 na escola rs
    beijo querida

    ResponderExcluir