13 de novembro de 2012

Primeiro dia de #socialgoodbr



Pra começar:

O que é Social Good?

"é um termo da cultura digital, amplamente difundido, que significa usar a força das tecnologias, das novas mídias e do pensamento inovador para o enfrentamento e solução de problemas sociais." 

Seminário Internacional Social Good Brasil, que aconteceu em Florianópolis nos dias 6,7 e 8 de novembro, trouxe convidados nacionais e internacionais para contar suas experiências com a utilização das tecnologias para a transformação social.

Agora vou contar pra vocês um pouco da minha experiência no evento.

O primeiro dia eu tava com um certo nervosinho, afinal tem muito tempo que não vou a eventos desse tipo e tava com medo de pagar mico no meio da galera, mas não aconteceu \o/
Tava louca para ver a Daniele Brito, a Sam Shiraishi e a Aline Kelly. A Dani não pode ir, A Sam eu vi de longe quando ela estava no palco e a Aline não encontrei nesse dia.

Nesse primeiro dia assisti tudo lá no teatro e comecei me emocionando muito com a Fernanda Bornhausen (presidente voluntária do Instituto Voluntários em Ação e idealizadora do Portal Voluntários Online) contando como surgiu a ideia de criar o evento e de como estava emocionada com a concretização dele.

A palestra do Mauro Segura, Diretor de Comunicação da IBM e autor do blog "A Quinta Onda" clique aqui foi excelente. Para mim que não tenho tanto contato com esse mundo das empresas, apenas como consumidora, foi uma rica experiência ouvir e refletir sobre o que foi dito por  alguém que não apenas fala, mas coloca em prática o que diz. 

Fiquei surpresa quando ele mostrou os dados de uma pesquisa comprovando que dentre os CEOs de grandes empresas são poucos que fazem uso das redes sociais, sendo que a maioria reconhece a sua importância. O velho ditado "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço" sendo praticado pelas lideranças das grandes empresas. Não curti. 
Sobre o medo que as empresas têm dos funcionários transmitirem informações ou prejudicarem a imagem delas nas redes sociais, Mauro Segura diz: "A pessoa espelha nas mídias sociais o que ela faz no dia a dia."  Isso é sempre comentado entre mim e meu marido 

No blog da Ana Maria Coelho, Lounge Empreendedor, tem um post ótimo sobre a palestra, inclusive, Mauro Segura comentou dizendo ser o sumário mais legal de uma de suas palestras. Aqui está clique aqui

A outra palestra da noite foi com Simon Mainwaring, autor do livro "We first".


Ele falou como é importante nós e as empresas aproveitarmos as novas ferramentas da mídia para nos conectarmos e apoiar causas sociais.


Fiquei feliz quando ele citou a campanha da Pampers junto com o Unicef pela erradicação do tétano neonatal "1 pacote = 1 vacina". Gosto, confio e recomendo a marca, por isso foi muito bom saber que a empresa tem essa responsabilidade social.

Encontrei essa notícia antiga, mas que fala da campanha clique aqui.

 “71% dos consumidores acredita que eles e marcas podem fazer mais para apoiar boas causas trabalhando juntos” (Simon)


Saí da palestra com a mensagem de que WE é o novo ME na cabeça. Achei o máximo como a inversão das letras se encaixou tão bem no conceito. Não sei vocês, mas eu nunca tinha reparado nisso.

Pra finalizar,vejam que legal esse vídeo que ele mostrou no final da palestra.








Inspire-se e contamine-se também com o espírito Social Good. Foi assim que eu me senti ao final do primeiro dia de palestras, totalmente contaminada.


Você encontra mais sobre o seminário aqui:http://socialgoodbrasil.org.br/seminario/cobertura/

No canal do Social Good Brasil no You tube: http://www.youtube.com/socialgoodbrasil


2 comentários:

  1. Quase fui, mas não rolou. Essa época do ano é muito corre-corre na minha vida.
    Acho esses eventos muito importantes. Sempre aprendemos coisas interessantes para nosso crescimento enquanto ser humano. E fora que desvirtualizamos com pessoas queridas, isso é bom demais!!

    Beijão.
    @_maejestade
    http://www.vidademaejestade.com/

    ResponderExcluir
  2. Legal, estava doidinha pra ter notícias do evento! Valeu!! Bj Flavia# amigacomenta

    ResponderExcluir